6 DICAS SOBRE A ECONOMIA DO CASAL

Hoje vamos falar de um assunto de suma importância: finanças.

Hoje em dia, muitos casais se separaram e um dos motivos chaves é um grande número de dívidas e dinheiro insuficiente, mas isso pode mudar se houver planejamento.

Já ouviu falar que amor não se põe na mesa? Pois bem, é verdade. Quando não há um planejamento, as dividas acumulam, as brigas entre o casal se tornam frequentes, acabam dizendo palavras que não queria dizer e muitas vezes acabam em separação e, não é isso que queremos, não é?

E como fazer esse planejamento?

As 6 dicas anunciadas no título cabem em uma só: PLANEJE. Quer viajar? Planeje. Quer ter um filho? Planeje. Quer uma casa? Planeje. Quer comprar uma bala? Planeje (risos). O ideal é que antes de juntar as escovas de dentes, o casal já faça esse planejamento. Mas é claro que isso não impede que mesmo depois de já estar vivendo o casamento, o faça.

– CONTAS PERMANENTES

Existem contas que estão no nosso orçamento todo mês. Aluguel, água, luz, internet, alimentação, escola, etc. Escreva todas elas e some. Se os dois contribuem financeiramente, entrem em um acordo para ver quem paga o que ou dividem por igual.

– CONTAS TEMPORAIS

São aquelas contas que aparecem em determinadas épocas. Como exemplo: IPTU, gás…

Tenha Acesso a Nosso Conteúdo Exclusivo!

Coloque seu email e tenha acesso TOTAL e IRRESTRITO a nosso conteúdo exclusivo além de ficar por dentro dos eventos e BÔNUS do CONARE!

– RENDA

Após colocar na lista as contas, é hora de colocar a renda do casal. Os gastos não devem ser maiores que o ganho, lembre-se sempre disso e ainda, alguma quantia deve ser salva para imprevistos. Vamos supor que quebre algo em casa, vocês não vão precisar sacrificar o orçamento já comprometido, pois tendo uma quantia reservada para isso não vai afetar o orçamento.

casal dinheiro

– CONTAS PESSOAIS E LAZER

Não é só de pão que vive o homem e é claro que gastamos com roupas, sapatos e diversão. Agora, o que não dá é para um casal que não ganha milhões irem ao shopping todo fim de semana, sair cheio de sacolas e jantar naquele restaurante maravilhoso na volta para a casa.

É preciso reservar uma quantia para as contas pessoais e outra para o lazer do casal.

– POUPE nos mínimos detalhes

Compre aparelhos eletrônicos que não consomem muita energia, não desperdice água e nem comida. São coisas simples, mas você verá que faz diferença. Não vá ao mercado com fome, isso também é outra forma de economizar e não se esqueça de fazer uma lista com o que está faltando antes de ir às compras, essa atitude diminui as chances de comprar algo que não está precisando.

– CUIDADO COM O CRÉDITO

Cuidado e muito cuidado quando o assunto for crédito, seja qual for a forma que for oferecido. Muita gente entra em dívidas por conta de cartões de créditos, cheques, empréstimos e etc. Então, muito cuidado. De fato, o crédito facilita nossa vida, afinal, a maioria de nós não ganhamos muito para poder efetuar compras à vista. Mas isso não significa que dá para sair por aí, parcelando tudo, colocando todas as compras no crediário. Quando for comprar algo no crédito, verifique se as parcelas cabem no seu bolso e se não comprometem mais do que o recomendado. Lembre-se: é importante deixar uma quantia reservada para eventuais necessidades. Já os empréstimos devem ser feitos com muita cautela, apenas quando for a única solução e isso vale para financiamentos.

RECAPITULANDO:

– Faça uma tabela, lista, marque em algum lugar todas as contas mensais permanentes;

– Faça também uma lista com as contas eventuais;

– Poupe uma parte, cerca de 10 % da renda para despesas eventuais;

– Planeje os momentos de lazer. Se divertir é importante!

– Cuidado, muitíssimo cuidado com as contas feitas no crédito;

– Não faça empréstimos sem extrema necessidade.

 

Tenha Acesso a Nosso Conteúdo Exclusivo!

Coloque seu email e tenha acesso TOTAL e IRRESTRITO a nosso conteúdo exclusivo além de ficar por dentro dos eventos e BÔNUS do CONARE!

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois + 15 =